microchipagem

Cachorros começam a receber microchips em Santa Maria

18.355

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Santa Maria já faz microchipagem em cães. Desde o mês passado, animais que vivem com acumuladores de animais passam pelo processo, conforme explicou o superintendente de Bem-Estar Animal, Alexandre Soriano Caetano em entrevista na rádio CDN na manhã desta terça-feira.  Ao todo, são entre 30 a 40 acumuladores identificados no município, e todos os animais que vivem nessa situação serão microchipados. Nesta quarta-feira pela manhã, 10 filhotes passarão pelo procedimento.

Programação voltada ao bem-estar animal tem feira de adoção e microchipagem de cães

Até então, as ações de microchipagem ocorriam apenas com cavalos. Desde 2019, cerca de 200 equinos já foram microchipados no município. A tecnologia permite o acesso a dados como identificação do proprietário do animal, bem como contato e endereço, a partir da utilização de um aparelho leitor. A inovação também auxilia em eventuais ocorrências de furto ou acidentes que envolvem algum desses animais.

O plano também é microchipar os animais que serão castrados no castramóvel, que não está em operação. O equipamento está em Santa Maria há 60 dias, e aguarda um processo licitatório para contratação de serviços de cirurgia. O castramóvel é uma espécie de trailer adaptado que terá múltiplas funções, entre elas, a castração e a testagem para casos de leishmaniose.

Sete anos depois, UFSM deve voltar a receber a Expofeira em 2022

LICITAÇÃO
No fim de 2019, a prefeitura lançou licitação para aquisição de 3,4 mil microchips, 12 aplicadores e três identificadores biométricos digitais. Do total de microchips, 2,4 mil são destinados para cães e gatos.

TERMO DE COOPERAÇÃO
Nesta quarta-feira, também será assinado um termo de cooperação entre a Prefeitura de Santa Maria e o Mantenedouro São Braz. A assinatura faz parte da Semana Animal, que prevê atividades relacionadas ao Bem-Estar animal na cidade.

- É uma parceria ambiental. O São Braz fica comprometido em treinar os profissionais da Secretaria de Meio Ambiente que estiverem interessados, em coisas como captura de serpentes, ou algum outro animal silvestre - explica Caetano.

Árbitro de Santa Maria é agredido em jogo do Acesso e fica desacordado

Por outro lado, a prefeitura poderá auxiliar no Mantenedouro com serviços de adequação e maquinários, por exemplo.

O Mantenedouro São Braz é uma entidade privada sem fins lucrativos que recebe e cuida de animais recolhidos pelo poder público.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Mulheres se reúnem em pedalada de Camobi a Arroio Grande

Centro tem dois bloqueios no trânsito nesta terça-feira Próximo

Centro tem dois bloqueios no trânsito nesta terça-feira

Geral